ORGANIZAÇÃO GERAL DO EVENTO
As atividades dos dias 21 e 22 de novembro transcorrerão na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, no campus da Cidade Universitária (Butantã). O minicurso será registrado e terá seu link disponibilizado aos inscritos.
As atividades dos dias 23, 24 e 25 de novembro transcorrerão no Instituto de Letras da UFF, no campus Gragoatá. O minicurso será registrado e terá seu link disponibilizado aos inscritos.
21.11 – USP
8h
Entrega de material / Tesouraria - Sala: 266
9h-12h
Minicurso: Referência e Individuação: Sala 266
Prof. Dr. Christian Lehmann (Erfurt Universität)
(em português)
12h- 14h
Almoço
14h-14h30
Abertura
14h30-15h30
Conferência: Estrutura gramatical: entre cognição e pragmática.
Prof. Dr. Heronides Moura (UFSC)
15h30 – 16h
Intervalo
16h-17h30
Simpósios
Cognição e mudança linguística – Coordenadora Profa. Dra. Renata Barbosa Vicente (UFRPE) - Sala: 209
Natival Almeida Simões Neto - Operações de conceptualização no léxico e as questões de mudança e herança nas construções x-eir-: da origem latina ao português
Renata Barbosa Vicente / Cristina Lopomo Defendi - Análise linguística e cognitiva de inícios e finais de textos argumentativos
Jussara Abraçado - Futuro no português brasileiro e europeu: gramaticalização e subjetividade
Cognição e processamento da linguagem - Coordenador: Prof. Dr. Heronides Moura (UFSC) - Sala: 261
Sidnei Werner Woelfer / Lêda Maria Braga Tomitch - A construção de significados na leitura de cartuns em inglês como língua estrangeira
Monica Alvarez Gomes - Mescla, re-enquadre e recategorização no enunciado irônico
Cleuza Pelá - Movimentos de referenciação, em históricas da mitologia africana, em português brasileiro
Anderson Salvaterra Magalhães / Manassés Pereira Nóbrega - Percepção de causalidade e interpretação temporal: estudo piloto na interface cognição/linguagem
Ângelo Augusto Assunção Damasceno Orio / Pedro de Alcantara Senra de Oliveira Neto - Convergências processuais entre as linguagens musical e verbal: novas portas se abrem para o estudo interdisciplinar
Cognição, texto e discurso - Coordenadora: Profa. Dra. Mara Sophia Zanotto - Sala: 264
Tomás Reis Barreto Penha / Elizabeth Ribeiro Machado da Silva - A materialização das memórias de alfabetização em discursos de futuros professores alfabetizadores
Rochelle Kílvia Nascimento Mendes / Luiz Eleildo Pereira Alves - Abordagem sociocognitivista da construção dos sentidos frente aos processos de recategorização em atividades com vocabulário
Aline Pereira de Souza - Campanhas publicitárias governamentais: a mensagem expressa por meio de projeções
Rafahel Jean Parintins Lima - Construções discursivo-interativa de experiências sociais em entrevistas: questões sociocognitivas e metofológicas
Luciana Soares da Silva - Imagens entrelaçadas: estereótipo, ethos e metáfora no discurso jornalístico
Cognição e aquisição - Coordenadora: Profa. Dra. Fraulein Vidigal de Paula (IP-USP) - Sala: 211
Fernanda Carneiro Cavalcanti - Considerações sobre o Gênero da Expressão Convencional “cabra”
Patrícia Elisa Kuniko Kondo Komatsu - O Bilinguismo entre Crianças Brasileiras no Japão
Edson Luiz de Oliveira - Timor-Leste: a meia ilha que é um todo
Agameton Ramsés Justino - A consciência linguística no aprendizado de segunda língua
María Luisa Silva - Uso de expressões referenciais e desenvolvimento da memória de trabalho: Um estudo em crianças entre 5 e 7 anos
Cognição e métodos de análise - Coordenador: Prof. Dr. Jan Edson Rodrigues Leite (UFP) - Sala: 212
Danielly Lopes de Lima - Compreensão de anáforas por disléxicos: um estudo cognitivo experimental
Thalita Maria Lucindo Aureliano - Compreensão metafórica em indivíduos surdos
Francisco das Chagas de Sousa - Aplicação do Modelo X-Schemas na compreensão de metáforas espaciais
Felipe Macedo Kopel - Investigação Sobre a Memória de Trabalho e Cognição Usando Ressonância Magnética Funcional
Berla Moraes Moreira / Jan Edson Rodrigues Leite - Gramática e Imagética Convencional na Doença de Alzheimer
22.11 – USP
9h-12h
Minicurso: Referência e Individuação: Sala 266
Prof. Dr. Christian Lehmann (Erfurt Universität)
(em português)
12h-13h30
Almoço
13h30-15h
Simpósios
Cognição e mudança linguística – Coordenadora Profa. Dra. Renata Barbosa Vicente (UFRPE) - sala: 264
Nilza Barrozo Dias - As construções subjetivas avaliativas ao longo dos séculos
Lucilene Lisboa Rehberg - A construção do mito e o peso da associação metonímica: o caso de Lola/Marlene Dietrich
Filipe Mantovani Ferreira - As analogias no debate parlamentar: o caso da oposição ao PL 122/06
Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque - Análise da construção da "empatia" por meio das narrativas de moradores afetados pela extração de urânio em Caetité-BA
Elaine Cristina Silva Santos - Marcas Gramaticais de Argumentação na Mídia Jornalística Sergipana: o uso do entretanto e suas multifaces
Cognição e usos linguísticos - Coordenador: Prof. Dr. Luiz Carlos Cagliari (UNESP- Araraquara) - sala: 262
Luiz Carlos Cagliari - Algumas considerações sobre a Ambiguidade
Andréia Hiromi Mano - Sinalizadores de polidez e seu uso em sentenças imperativas no mandarim e no português
Fernanda Cardoso Fraga Fonseca - "Superdotação ou talento? Terminologias utilizadas para referir-se a indivíduos com inteligência acima da média"
Leonor de Araujo Bezerra Oliveira - Marcadores da organização do padrão discursivo narrativo: uma abordagem funcional centrada no uso
Elisangela Baptista de Godoy Sartin - A língua portuguesa como uma poderosa arma para a preservação de um grupo minoritário em Olivença
Paulo Jeferson Pilar Araújo - A categoria semântica Controle
Cognição e processamento da linguagem - Coordenador: Prof. Dr. Heronides Moura (UFSC) - sala: 261
Michele Denise da Silva - “Um belo dia” em uma perspectiva da neurociência cognitiva
Thaís Fernanda Amorim Cassiano - Análise do processamento de linguagem em indivíduo com malformação no hemisfério cerebral esquerdo: estudo de caso
Kári Lúcia Forneck / Jorge Campos da Costa - A metáfora da interface: Neurociência e Pragmática em diálogo
Saulo Cesar Paulino e Silva - A construção de sentido pela pessoa com deficiência visual e sua percepção cognitiva em eventos audiodescritos
Cognição e aquisição - Coordenadora: Profa. Dra. Fraulein Vidigal de Paula (IP-USP) - Sala: 211
Karina Viana Ciocchi Sassi - O espaço conjunto de atenção e as estratégias pragmáticas empregadas para sua manutenção na linguagem infantil
Mariana Kuhlmann - Histórias (re)partidas: a aquisição de língua herança no contexto do refúgio
Kári Lúcia Forneck / Aline Diesel - Objetos digitais de aprendizagem em nível metacognitivo: uma metodologia ativa de ensino da leitura
Cognição e métodos de análise - Coordenador: Prof. Dr. Jan Edson Rodrigues Leite (UFPB) - Sala: 260
Maria Rilda Alves da Silva Martins / Daniel Marra da Silva - Aportes teórico-metodológicos para uma sociolinguística cognitiva
Liliane Carvalho Felix Cavalcante - A compreensão leitora em textos multimodais impressos e digitais: uma proposta metodológica
Mábia Nunes Toscano - Reflexões acerca da pesquisa empírica experimental em sujeitos portadores de Alzheimer
Adan Phelipe Cunha - Circularidades e Equívocos nas Discussões sobre a Hipótese Sapir-Whorf
15h-16h
Pôster e Lançamento de livros - Sala: 263
Valter Andre Jonathan Osvaldo Abbeg / Ana Cecília Nicareta Santos - Mediação semiótica e internalização da função heroica: estudo sobre a significação do filme Thor (2011) de Kenneth Branagh
Helio Ponciano da Silva - Consciência metatextual se aprende: uma breve reflexão sobre o desenvolvimento da habilidade de argumentar em produções escritas
Tatiane dos Santos Ramos Arantes / Cristina Lopomo Defendi - Os usos do ‘mas’ em textos argumentativos cultos escritos e orais
Clara Regina Gonçalves da Silva - Metáfora e argumentação em debates orais
Mateus Rodrigues de Moura - Então como operador argumentativo em debates orais: um estudo funcional
Bruno Magalhães Barbosa - Games e narração: uma proposta de sequência didática
Anna Karolina Miranda Oliveira - A língua de herança latino-americanos expatriados: a preservação da identidade linguística e cultural
Pedro Gomes da Silva Neto - Análise dos aspectos metafóricos e da transitividade do verbo "virar" na fala barra-garcense: entre o domínio linguístico e cogn
Kelly Cristhel do Nascimento Pimentel - Análise da ferramenta "google tradutor": a relação entre os estudos linguísticos, neurocientíficos e em inteligência artificial
Mariana Sena da Mata Queiroz - Linguística funcional e cognição: análise dos processos de referenciação na produção textual no Ensino Médio
Ariane Coelho David Hirche - Capacitismo no contexto escolar inclusivo
Joshua M. Martin - Speech Graph Analysis of REM and non-REM Dream Reports
16h-17h30
Projeto Lincog – encaminhamentos
Profa. Dra. Nilza Barrozo Dias (UFF)
Profa. Dra. Maria Jussara Abraçado de Almeida (UFF)
Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes (USP)
Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo (USP)
23.11 – UFF
8h
Entrega de material
9h-12h
Minicurso: Referência e Anáfora
Prof. Dr. Christian Lehmann (Erfurt Universität)
(em português)
Auditório 218 - bloco C
12h-14h
Almoço
14h-15h
Conferência: Da percepção à formação dos conceitos: uma abordagem cognitivo-ecológica
Prof. Dr. Paulo Henrique Duque (UFRN)
Auditório 218 - bloco C
15h-16h
Pôster - Saguão do segundo andar - Bloco C
Túlio de Santana Batista - A construção de sentido do feminino no conto "A Moça Tecelã", de Marina Colassanti
Pâmela Fagundes Travassos - Dando uma olhada em complexos verbo-nominais: uso e percepção sob uma abordagem construcional
Michele Monteiro de Souza/ Maria Cristina Name - O processamento de estrututas coordenadas em PB
Maria Sheyla Gama Sousa/ Poliana Felix de Souza - A anáfora em textos argumentativos: um estudo de caso com acadêmicos ingressantes
16h-17h
Workshop: O emprego do rastreador ocular nas investigações linguísticas
Profa. Dra. Marcia Schmaltz (UFMG)
Auditório 218 - Bloco C
24.11 – UFF
9h-12h
Minicurso: Referência e Anáfora
Prof. Dr. Christian Lehmann (Erfurt Universität)
Auditório 218 - bloco C
12h-13h30
Almoço
13h30-15h30
Simpósios
Cognição e mudança linguística - Coordenadora: Profa. Dra. Márcia dos Santos Machado Vieira (UFRJ) - sala: 201 - Bloco C
Jorge Luiz Ferreira Lisboa Júnior - A Hipótese da Convergência Ablativo-Genitivo: Motivação Cognitiva e Implicações para Rede Semântica do Genitivo em Português
Monclar Guimarães Lopes - Transitivização de verbos inacusativos no português brasileiro
Lauriê Ferreira Martins - O desenvolvimento de construções avaliativas com "super", "hiper" e "mega": uma abordagem linguística centrada no uso
Ana Paula Gonçalves Durço - Multifuncionalidade e intersubjetividade em construções com o marcador discursivo "então"
Marcela Zambolim de Moura - Desenvolvimento do complexo oracional subjetivo para a instanciação do posicionamento do falante em uma abordagem construcional
Cognição e usos linguísticos 1 - Coordenador: Prof. Dr. Diogo Oliveira R. Pinheiro (UFRJ)
Recorte temático: Estudos gramaticais em perspectiva funcional-cognitiva: fonologia, morfologia e sintaxe - Sala: 203 – Bloco C
Davidson Martins Viana Alves - Fonologia cognitiva e uso linguístico: os róticos de africanos francófonos e anglófonos
Wallace Bezerra de Carvalho / Carlos Alexandre Victório Gonçalves - A Morfologia Construcional aplicada à Flexão do Português Brasileiro
Igor de Oliveira Costa - “pense numa cachorraiada doida”: Construções Morfológicas e Quantificação na LP
Robson Borges Rua - A conceptualização de expressão de futuro mais recorrentes no Português Brasileiro (PB)
Heloise Vasconcellos Gomes Thompson - A relação de semelhança no PB à luz da GCBU
Fernanda da Silva Ribeiro - A Construção de Movimento-Causado no Português Brasileiro
Dayanne de Oliveira Silva / Diogo Oliveira R. Pinheiro - A SEMIPRODUTIVIDADE DA CONSTRUÇÃO DE COMPLEMENTAÇÃO SENTENCIAL: COMO FALANTES EVITAM SUPERGENERALIZAÇÃO?
Simpósio: Cognição e usos linguísticos 2 - Coordenador: Profa. Dra. Cristina Lopomo Defendi (IFSP)
Recorte temático: O estudo do significado em perspectiva funcional-cognitiva - Sala: 210 – Bloco C
Rachel Maria Campos Menezes de Moraes - Dêiticos de lugar e esquemas imagéticos em amostras de fala do Português Brasileiro
Helen de Andrade Abreu - "We", "you" ou "they": processos cognitivos na escolha de pronomes pessoais
Dailane Moreira Guedes - A alternância entre pronomes possessivos de 3ª pessoa: uma abordagem experimental
Thiago Laurentino de Oliveira - Por uma abordagem experimental das formas de tratamento no Português Brasileiro: em cena, os clíticos de 2ª pessoa
Sandra Pereira Bernardo / Naira de Almeida Velozo - Conceptualização da contrariedade na mediação: usos do mas(cláusula) como construtor de espaços epistêmicos e conversacionais
Cognição e processamento da linguagem - Coordenadora: Profa. Dra. Beatriz Decat (UFMG) e Profa. Violeta Rodrigues (UFRJ) - Sala: 217 - Bloco C
Juliana Benevides de Almeida - Análise do processamento de sintagmas preposicionados ambíguos em português brasileiro
Nívia Maria Assunção Costa - TELETANDEM: Estratégias sociocognitivas para o processamento de mal-entendido em PLA/PLE
Mercedes Marcilese / Sara de Oliveira Gomes Barreto/ Agata Avelar - Idiomaticidade, frequência e contexto discursivo no processamento de expressões idiomáticas do PB
Glaucia do Carmo Xavier - O aspecto verbal e sua representação na gramática mental
Cognição, texto e discurso - Coordenador: Prof. Dr. Paulo Henrique Duque (UFRN) -Auditório 218 - Bloco C
Adriano Dias de Andrade - Metáforas Multimodais em Anúncios Publicitários Impressos
Michele Cristine Silva de Sousa - A relevância do estudo da anáfora para a produção textual
Fernando Davidovitsch - RIKUD VIRA-LATA: Um título da metáfora do corpo em um trabalho de dança
Fabiana Esteves Neves - O gerenciamento metalinguístico como componente do letramento linguístico acadêmico
Nathalia Luiz de Freitas - Conceptualizações metafóricas sobre o “Golpe” contra Dilma Rousseff: uma análise sociocognitiva-discursiva de sua dimensão argumentativa
Ana Lúcia Farias da Silva - Cognição e ensino de Línguas: aplicando os estudos linguísticos e cognitivos para o trabalho com a escrita
Cognição e aquisição - Coordenadora: Profa. Dra. Luciane Corrêa Ferreira (UFMG) - Sala 501 - bloco C
Fabricio Marvilla Fraga de Mesquita - Conscientização articulatória na assimilação das vogais médias do português brasileiro para hispano-falantes
Suelen Érica Costa da Silva - Operações linguístico-cognitivas e o processo de aquisição da enunciação escrita
Luciane Correa Ferreira / Catarina Valle Flister - Aprendizagem de Português como Língua Adicional e o uso da metáfora
15h30-16h
Intervalo
16h- 17h
Workshop: O emprego do rastreador ocular nas investigações linguísticas
Profa. Dra. Marcia Schmaltz (UFMG)
Auditório 218 - Bloco C
25.11 – UFF
9h-12h
Minicurso: Referência e Anáfora
Prof. Dr. Christian Lehmann (Erfurt Universität)
Auditório 218 - Bloco C
12h-13h30
Almoço
13h30-15h30
Simpósios
Cognição e mudança linguística - Coordenadora: Profa. Dra. Márcia dos Santos Machado Vieira (UFRJ) - sala: 201 - Bloco C
Bruna Gois Pavão Ferreira - Construção relacional com ficar, tornar-se e virar
Marcello Ribeiro - O papel funcional-cognitivo em construções correlativas aditivas: uma perspectiva funcionalista
André Felipe Cunha Vieira - Construções de Foco do Galego: Construcionalização e Mudança Construcional
Ana Carolina Mrad de Moura Valente - Breve análise das expressões do futebol sob a ótica das mudanças semânticas
Maria Célia Lima-Hernandes / Nilza Barrozo Dias/ Maria Jussara Abraçado - Quantidade como ponte para a intersubjetividade.
Cognição e usos linguísticos 1 - Coordenador: Prof. Dr. Diogo Oliveira R. Pinheiro (UFRJ)
Recorte temático: Estudos gramaticais em perspectiva funcional-cognitiva: fonologia, morfologia e sintaxe
Sala: 203 – Bloco C
Joabe da Silva de Souza / Diogo Oliveira R. Pinheiro - Intersubjetividade e polissemia construcional: o caso da construção "bem que x" do português brasileiro
Violeta Virginia Rodrigues / Aline Ponciano Silvestre - Cláusulas relativas desgarradas e não desgarradas
Diego da Silva Vargas - Leitura e cognição: A leitura integrativa e o ensino de leitura em espanhol no ensino fundamental
Taís Bopp da Silva - Cognição social e sua relação com a variação linguística: uma revisão integrativa
Patrícia Oliveira de Freitas - Integração conceptual em nomes populares dados aos órgãos sexuais e a sua relação com o tabu
Anna Carolina Ferreira Carrara / Neusa Salim Miranda - “Eu super hiper amei o look romântico assim!": o ambiente discursivo da construção prefixal de modificação de grau
Cognição e usos linguísticos 2 - Coordenador: Profa. Dra. Cristina Lopomo Defendi (IFSP)
Recorte temático: O estudo do significado em perspectiva funcional-cognitiva - Sala: 210 – Bloco C
Lídia Spaziani - Marcas de preconceitos e estigmas em provérbios em tema ‘ciganos’: uma análise funcionalista e cognitiva
Viviane da Fonseca Moura Fontes - Dêixis e Construal: estratégias intersubjetivas no uso de “nós”
Cristina Lopomo Defendi - A conclusão em textos dissertativos-argumentativos: métodos de análise
Alexandre Batista da Silva - Os dêiticos locativos lá e ali e as coordenadas espaciais em português brasileiro
Ludmila dos Santos Guimarães - O status informacional do referente nos planos discursivos na organização do conhecimento em bases de dados científicos brasileiras
Cognição e processamento da linguagem - Coordenadora: Profa. Dra. Beatriz Decat (UFMG) e Profa. Violeta Rodrigues (UFRJ) - Sala: 217 - Bloco C
Célia Regina dos Santos Lopes / Bruna Brasil Albuquerque de Carvalho - O efeito da variável “tipo de interação” sobre a percepção dos pronomes tu e você: uma análise experimental com cenas dubladas
Vânia Gomes de Almeida - IDENTIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE CONSTRUÇÕES DE ESTRUTURA ARGUMENTAL:
UM EXPERIMENTO A PARTIR DA MODELAGEM LINGUÍSTICO-COMPUTACIONAL
Marisa Helena Degasperi - PRESSUPOSTOS CONEXIONISTAS SOBRE RETENÇÃO MNEMÔNICA DE CONCEITOS ABSTRATOS EM PESSOAS CEGAS
Cognição, texto e discurso - Coordenador: Prof. Dr. Paulo Henrique Duque (UFRN) - Auditório 218 - Bloco C
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo - Perspectivação e emoção nas campanhas contra o Aedes Aegypti no Brasil
DALBY DIENSTBACH - O PAPEL DAS METÁFORAS NA ORGANIZAÇÃO COGNITIVA DOS GÊNEROS
Cristina Normandia dos Santos / Maria Teresa Tedesco V. Abreu - A retomada e (re)construção de referentes, anaforicamente, em comentários publicados no Facebook
Romana Castro Zambrano - Reflexões teóricas e metodológicas em relação a uma análise do discurso cultural-contrastiva: o papel da semântica cognitiva
Cognição e métodos de análise - Coordenadora: Profa. Dra. Solange Vereza (UFF) - Sala:214 - Bloco C
Melina Souza - ESPAÇO, TEMPO E FINALIDADE: UMA ANÁLISE COM BASE NA SEMÂNTICA DE FRAMES E NA TEORIA DE ESQUEMAS IMAGÉTICOS
Flávia Saboya da Luz Rosa - Um estudo da metáfora conceptual RAZÃO É VOZ: três dimensões, cinco passos e instanciações construcionais
Solange Coelho Vereza - Perspectivas metodológicas no estudo da metáfora
Renata Barbosa Vicente - ANÁLISE EM INÍCIOS DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS: UM ESTUDO COGNITIVO
Thayssa Taranto Ramírez - Contrafactualidade em postagens humorísticas do twitter: uma análise preliminar
Dany Thomaz Gonçalves/ Ana Cristina Jorge/ Lívia Carolina Baenas Barizon/ Mônica Soares/ Naharan Purcino/ Waldemar Ferreira Neto/ Pâmela Teixeira Ribeiro - Zonas arritmo-semânticas: abordagem estatística da repetição lexical
15h30-16h
Intervalo
16h-17h
Workshop: O emprego do rastreador ocular nas investigações linguísticas
Profa. Dra. Marcia Schmaltz (UFMG)
Auditório 218 - Bloco C
17h
18h
Mesa de lançamento de obras e encerramento do II Lincog
Auditório 218 - Bloco C
Coquetel - Saguão do 2o. andar - Bloco C